População avalia atendimento do Ganha Tempo CPA como ótimo ou bom

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018

Nos seus cinco primeiros dias de funcionamento, a unidade do programa Ganha Tempo do CPA realizou 4.031 atendimentos, uma média de 800 por dia. Atualmente, mais de 90 serviços de cidadania são ofertados no espaço, que está localizado na rua Alenquer, esquina com a Ribeirão Preto, no bairro CPA I, em Cuiabá. A unidade foi inaugurada no dia 22 de janeiro.

Uma pesquisa de satisfação, feita em um teclado disponível em todos os guichês, com as possibilidades de avaliações como: ótimo, bom, regular ou ruim, constatou que 3.620 pessoas, ou seja, 90% dos atendimentos, avaliaram o serviço como ótimo ou bom, sendo 3.031 ótimo e 589 bom. Outras 37 pessoas, 1% dos atendimentos, acharam o serviço regular; e 10 pessoas avaliaram como ruim.

A avaliação, conforme a secretária da Secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Monica Camolezi, reflete o atendimento diferenciado da unidade, onde o tempo médio de espera é de 31 minutos e o tempo médio de atendimento gira em torno de nove minutos. “Um dos grandes objetivos deste novo modelo de Ganha Tempo é garantir comodidade, agilidade e conforto. O tempo de espera é de meia hora, que podemos considerar como bom, mas iremos baixar esse tempo. Além disso, o cidadão aguarda sentado, em espaço climatizado, com o respeito e atenção que merece quando procura um espaço público como o Ganha Tempo”, destacou a secretária.
Na avaliação dos usuários, o atendimento do Ganha Tempo tem aprovação de 97% como ótimo ou bom, comprovando a eficácia do programa dentro dos mais de 90 serviços oferecidos. Enquanto 85,4% (18.402 pessoas) avaliaram a unidade do CPA como ótima, 11,6% (2.508 pessoas) definiram o atendimento como bom, apenas 0,8% classificaram como regular ou ruim.

Um dos destaques do Ganha Tempo no CPA é a rapidez para a população: o tempo de espera gira em torno de 28 minutos e o atendimento do serviço é realizado na média de 9 minutos. Com isso o usuário gasta menos de 40 minutos para realizar as demandas que precisa.

O serviço mais procurado dentro da unidade é o cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde 8.160 atendimentos foram feitos. Em segundo lugar estão os serviços realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com 4.286 atendimentos, seguido pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) com 2.411 atendimentos.

Os demais parceiros são: Secretaria do Estado de Fazenda (Sefaz), Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Procon, Sejudh, Energisa, Desenvolve MT, Infocentro, em breve, Pag Fácil e Pró-escola Digital.

Acesso ao cidadão

A unidade do programa Ganha Tempo no CPA foi inaugurada no dia 22 de janeiro. O novo modelo do programa está padronizando todas as unidades, com atendimento de qualidade, eficiência e rapidez, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos de competência do Estado e de outros entes parceiros do Governo Federal e municípios.

O governador Pedro Taques frisou o modelo de atendimento, com prestação de serviço de qualidade e ágil, é uma marca das ações de cidadania realizadas pelo Estado. “Nós temos uma nova forma de prestação dos serviços públicos que só existe no Estado para que os cidadãos possam ser bem atendidos. A região da Morada da Serra é maior em habitantes do que 120 municípios do Estado, o povo tem direito a este atendimento de qualidade”, salientou.

A titular da Setas, Monica Camolezi, ressalta que a administração estadual tem investido para aumentar e qualificar o atendimento em serviços à população e que esta é apenas a primeira de seis unidades que serão inauguradas nos próximos meses. “Estamos finalizando o cronograma de entregas e até novembro teremos mais seis unidades do Ganha Tempo em funcionamento no interior do Estado”, ressaltou a secretária.

O Ganha Tempo está localizado na rua Alenquer, esquina com a rua Ribeirão Preto, no bairro CPA 1, em Cuiabá. O horário de atendimento é das 08h às 18h, de segunda à sexta-feira.
A dona de casa Marli Messias, de 49 anos , é casada, tem dois filhos e mora no CPA 4. Ela se dirigiu até a unidade do Ganha Tempo CPA nesta segunda-feira (29.01) para fazer o cadastramento de biométrico. “Estou achando esse Ganha Tempo ótimo. Aqui ficou melhor para nós que moramos nesta região. Não tem tumulto. É um benefício muito grande não ter que se deslocar para um local mais longe”, disse.

Já a jovem Rayane Carvalho Saldanha, de 25 anos, é fisioterapeuta e mora na região do Coxipó, mas procurou atendimento na unidade do CPA. “Estou achando muito boa a unidade. Eu vim fazer a segunda via do RG. Aqui é climatizado, tem segurança e a estrutura é nova. Eu avalio como excelente o Ganha Tempo do CPA”, destacou.

Morador do bairro Planalto, Junior Fernandes, tem 31 anos e foi até o Ganha Tempo fazer a biometria e segunda via do RG. “Aqui é bem mais tranquilo no atendimento. Eu acredito que está desafogando o Ganha Tempo do centro, que é uma região que tem o fluxo grande de pessoas e por isso está sempre muito movimentado”, avaliou.

Monica Camolezi reforçou ainda que, para garantir o mesmo padrão de atendimento em todas as Unidades do Ganha Tempo, a Setas viabiliza projetos e parcerias para reformar o Ganha Tempo Ipiranga ainda no primeiro semestre de 2018. “Essa é uma determinação do governador Pedro Taques, revitalizar e entregar para a sociedade um Ganha Tempo Ipiranga que seja além de prático, mais acolhedor e confortável”, disse.

O novo modelo do programa Ganha Tempo preconiza que todas as unidades devem ser padronizadas, com atendimento de alta qualidade, eficiência e rapidez, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos de competência do Estado e de outros entes parceiros do Governo Federal e municípios. E devem possuir as seguintes características: atendimento com conforto e agilidade; aumento da eficiência e qualidade na prestação dos serviços; economia de tempo e esforço; procedimentos padronizados; e ambientes humanizados.

A nova unidade do bairro CPA I está localizada no endereço Rua Alenquer, esquina com a Rua Ribeirão Preto, Bairro CPA I, em Cuiabá. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Novas Unidades

O Governo do Estado por meio da Setas-MT vai ampliar o alcance do programa Ganha Tempo no interior do estado. Conforme o cronograma de execução, a previsão é que mais duas unidades sejam lançadas ainda primeiro semestre e outras quatros unidades sejam entregues até o final do ano de 2018. Além de Cuiabá, as cidades polos que serão contempladas são Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande.

As novas unidades serão classificadas como grande médio e pequeno porte, atendendo a demanda da população local. Somente Cuiabá, pela quantidade populacional, receberá o selo de grande porte. Todas as unidades serão construídas em pontos estratégicos, para que sejam acessadas pelo maior número possível de moradores destes municípios e de localidades do entorno.